Diariamente, somos bombardeados por informações vindas de todos os lados. Recebemos notícias, indicadores, análises, e prognósticos que chegam dos cinco continentes. Apesar da enormidade de informações, quase sempre nos vemos incapazes de compreender o que ocorre. Este blog pretende ser uma contribuição para entender esse mundo complexo. É claro, não tem a pretensão de ser um oráculo, que dê conta de tudo o que ocorre no mundo, mas uma busca incessante de entender o que acontece à nossa volta.

sábado, 10 de março de 2012

O passado revisitado e o lugar da História

Esta é a primeira postagem deste blog. Como este é um espaço de apresentação de questões contemporâneas em um mundo cada vez mais complexo, com destaque para a História e a Política, nada melhor do que iniciar com um vídeo que demonstra muito bem como o passado e o presente estão intimamente ligados.
Como lidar com um passado que seria melhor apagar? Como lidar com memórias que evocam dor ou vergonha?
Programa Sem Fronteiras da Globo News sobre as diversas comissões da verdade instaladas em países com um passado conflituoso.

http://g1.globo.com/globo-news/sem-fronteiras/videos/t/todos-os-videos/v/comissoes-da-verdade-discutem-tratamento-a-crimes-cometidos-durante-regimes-autoritarios/1848533/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Comentários somente serão aceitos se dedicados a discutir o tema em pauta. Críticas serão muito bem-vindas. Porém, não serão divulgados comentários com conteúdo preconceituoso, seja qual for, nem que violem a legislação.